Contabilidade e ESG

Contribuição de Enzo Ferreira

O TCC da aluna Adriane Rodrigues Soares Lacerda para a graduação em Ciências Contábeis na USP em 2022, tem como tema Contribuições da Contabilidade para a Agenda ESG. O trabalho completo está disponível no link https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/66224/TCC%20Adriane%20%20Rodrigues%20Soares%20Lacerda.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Abaixo o resumo do trabalho:

O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições da contabilidade gerencial para as empresas que adotam práticas ESG. Para isso, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores universitários especializados em contabilidade gerencial. O intuito foi identificar, a partir do referencial teórico e das perspectivas dos professores, as contribuições da contabilidade gerencial para as questões ESG nas empresas. Após a realização do estudo, concluiu-se que a contabilidade gerencial desempenha um papel fundamental no processo de identificação e mensuração da situação em que a empresa se encontra, assim como de suas necessidades para adotar práticas ESG. Isso favorece a tomada de decisões por parte dos setores responsáveis pela elaboração de estratégias. Como recomendação para futuras pesquisas relacionadas ao tema, sugere-se: acompanhar e descrever o processo de adoção de práticas ESG em uma empresa específica; mensurar as ações ESG e seus indicadores; e identificar a relação entre os relatórios divulgados pelas empresas e suas práticas efetivas.

O objetivo geral deste artigo consiste em analisar, identificar e apresentar as possíveis contribuições da contabilidade gerencial para a implementação da agenda ESG nas empresas. Nesse sentido, os objetivos específicos são:

A) Apresentar e contextualizar a agenda ESG.
B) Conceituar as funções da contabilidade gerencial dentro de uma empresa.
C) Identificar as informações necessárias que devem constar em um relatório gerencial com foco na conformidade com questões ambientais e sociais.

Este trabalho tem a intenção de apresentar e fornecer compreensão sobre a contabilidade gerencial no contexto ambiental, social e governamental. Ele é relevante para profissionais da área contábil, bem como para membros de empresas e qualquer pessoa interessada no assunto. O estudo demonstrará quais competências da contabilidade gerencial são necessárias para a implementação de uma perspectiva mais sustentável nas empresas.

Deixe um comentário